Respondendo diretamente: Não.
Mas entendo perfeitamente quem acha que é, pois as pessoas leigas não entendem muito bem a diferença e acabam confundindo.
Antes de dar mais explicações, vou lhe contar como o Marketing Multinível apareceu na minha vida.
Em 2004 eu tive a oportunidade de ir a um evento de uma empresa de Marketing Multinível em Campinas, interior de SP. Eu nunca tinha ido e achei o evento super interessante e animado, mas sinceramente, não me senti a vontade naquele momento.
Cheguei até a comprar o Kit de cadastro, que na época era R$ 123,00, mas nem abri. Comprei mais para “ajudar” a pessoa que havia me chamado.
O interessante foi que depois desse evento criei uma verdadeira barreira com relação a este modelo de negócio. Pra mim, eu tinha certeza que aquilo era sim uma pirâmide financeira.
Abrindo os olhos
Em 2012 recebi um telefonema de um amigo que não via havia muitos anos. Ele me perguntou se eu poderia recebê-lo em casa e claro, disse que sim.
Quando ele chegou em casa, começou a falar sobre um novo negócio que ele estava desenvolvendo e começou a me mostrar o plano de negócios da empresa que ele trabalhava.
Eu estava em um outro momento profissional, tinha minhas empresas e também lecionava diariamente em faculdades. Mas resolvi, por ser meu amigo, ouví-lo.
À medida que ele ia me mostrando, tudo aquilo ia fazendo muito sentido na minha cabeça.
A primeira coisa que entendi e que, pra mim fez muito sentido foi, que Marketing Multinível NÃO precisa ser vendedor! Isso foi uma quebra absurda na minha crença, afinal de contas, eu NUNCA havia vendido absolutamente nada e essa com certeza seria uma das minhas objeções.
Para resumir a história, eu não fiz o meu cadastro naquela empresa específica porque, apesar do Modelo de negócios ter feito sentido, aquela empresa específica não fez sentido pra mim.
Eu nunca havia ouvido falar e ela tinha apenas 6 produtos em seu portfólio e como meu foco seria CONSUMO e não vendas, não me imaginava consumindo 6 produtos para o resto da vida.
Mas aquela apresentação me abriu os olhos para o quanto o modelo Multinível faz sentido.
O Marketing Multinível
Segundo o dicionário, a definição de Marketing é: Conjunto de procedimentos e estratégias de otimização dos lucros que, através de pesquisas de mercado, busca adequar os produtos às necessidades dos consumidores; estudo de mercado.
Portanto, na minha opinião, o nome Marketing Multinível está equivocado. Melhor! Está abreviado.
O nome completo deveria ser Marketing com Comissionamento em Multinível.
Por que? Porque o que é multinível é somente o comissionamento. E esse tipo de comissionamento é muito mais comum do que parece. Provavelmente você conhece alguém (ou até você mesmo) que já recebe nesse formato. Vou explicar melhor…
Imagine uma empresa grande, com diversos setores e diretorias. Provavelmente essa empresa tem um Diretor Comercial, que se reporta ao presidente (ou vice-presidente, dependendo da estrutura organizacional da empresa).
Esse Diretor Comercial tem, ligado a ele, alguns Gerentes de Vendas, que por sua vez, tem os Supervisores de Vendas e por fim, os vendedores.
Pergunto a você: quem, de fato, vende?
Antes de responder, vamos falar sobre as comissões das vendas. Suponhamos que esta empresa X pague um (hipotético) de 15% sobre a venda de cada produto.
Certamente essa comissão de 15% não é paga APENAS a quem efetiva a venda. Ele é distribuído por toda a estrutura, em vários níveis hierárquicos.
Assim sendo, e já respondendo à pergunta sobre quem de fato vende, o último nível da estrutura é o vendedor. E é exatamente ele que atendo ao cliente e efetiva a venda.
Uma vez que essa venda é efetivada, o vendedor é comissionado em 6%.
Mas peraí… Não era 15% que a empresa distribuía?
Nesse ponto que entra o comissionamento em níveis, o multinível.
Veja situação hipotética de comissoinamentos:
- Diretor Comercial: 2%
- Gerente de Vendas: 3%
- Supervisor: 4%
- Vendedor: 6%
Total de comissão distribuída: 15%.
Isso é Pirâmide?
Observe que o Diretor Comercia, apesar de ganhar 2% apenas, provavelmente ele recebe muito mais comissão que o próprio vendedor. Isso é errado?
Claro que não! O Diretor Comercial, bem como o Gerente de Vendas e o Supervisor tem outras atribuições e responsabilidades que o Vendedor não tem.
No Marketing Multinível acontece exatamente assim. O comissionamento é pago em níveis.
A diferença, no meu entendimento, é que o Marketing Multinível que EU trabalho e oriento é baseado não em vendas, mas em consumo.
Uma vez que você constrói uma organização com dezenas, centenas e até milhares de pessoas que todos os meses consomem produtos, a empresa fatura e, baseado única e exclusivamente neste faturamento, ela tira um percentual e remunera em níveis.
Só para constar, existem algumas pessoas que trabalham o Marketing Multinível promovendo muitas vendas. E não há nada de errado com isso, porém eu não consigo promover aquilo que EU não faço.
E a Pirâmide Financeira?
A diferença é muito simples e quem entende o conceito do Marketing Multinível consegue rapidamente saber se um negócio é Pirâmide Financeira ou Marketing Multinível.
Vamos lá…
Em uma pirâmide financeira NÃO existe o PRODUTO para ser comercializado.
Ahhh… mas eu fiquei sabendo de uma empresa que tinha produto e foi fechada porque era uma pirâmide financeira.
Sim. Isso acontece. Porém, existe um pequeno detalhe. O produto que essas empresas oferecem, quando é este o caso, são superfaturados.
Como assim?
Vou dar um exemplo: há alguns anos, houve uma Pirâmide Financeira de produtos de supermercado. Todas as pessoas ficaram encantadas, pois faziam as suas compras do mês neste “supermercado”.
Acontece que produtos de supermercado são commodities, e não possuem margem de lucro suficiente para remunerar em níveis. E o que eles faziam então?
Ao invés de cobrar R$ 20,00 em um saco de arroz, cobravam R$ 28,00. Portanto, esses R$ 8,00 a mais seriam movimentação de dinheiro. E esteja certo disso: movimentação financeira É pirâmide financeira. Não falha nunca isso!
Portanto, fique sempre muito atento a “Empresas” que movimentam criptomoedas e permitem convidar pessoas. Certamente, são pirâmides financeiras.
A diferença então…
Marketing Multinível possui produtos com preços comerciais e Pirâmides Financeiras movimentam dinheiro ou produtos superfaturados.
Se você quiser saber mais, recomendo a leitura deste material da Super Interessante: https://super.abril.com.br/comportamento/piramides-quer-perder-dinheiro-pergunte-me-como/
Caso tenha ficado alguma dúvida, abaixo tem um formulário que você pode entrar em contato comigo e podemos conversar tranquilamente a respeito do assunto.